Penacova
Situada a 22 Km de Coimbra (...), Penacova é luz e penedia, com o querer que é de pirenaico trazido às proporções da ternura e rusticidade Portuguesa." Vitorino Nemésio
O concelho de Penacova confronta a norte com os concelhos da Mealhada (distrito de Aveiro), Mortágua e Santa Comba Dão (distrito de Viseu), a nascente com os concelhos de Tábua e Arganil, a sul com o de Vila Nova de Poiares e a poente com o de Coimbra.
O Concelho possui uma área total de 220 Km2, beneficiando de uma acessibilidade privilegiada.
Em Penacova, os percursos fazem-se por estradas pitorescas talhadas nas escarpas sobre o rio, subindo montes que permitem apreciar belos panoramas do alto dos seus mirantes: Pérgola Raúl Lino, Mirante Emídio da Silva, Penedo de Castro, Montalto, Serras de Gavinhos, Roxo, Atalhada e Buçaco.
A água límpida dos trechos não poluídos do Mondego e do Alva, correndo em curvas caprichosas entre montes escarpados oferecem a tranquilidade e harmonia de uma paisagem única. Ao longo dos rios e na grandiosa Albufeira da Barragem da Aguieira podem praticar-se vários desportos aquáticos.
Para quem procura atividades mais radicais, as escarpas do Mondego, são o local ideal para a prática de Escalada, Rappel e Slide e, todo o concelho, é terreno ideal para os fãs de Trail e BTT, encerrando esta região, um património natural de grande riqueza, destacando-se o monumento natural - a Livraria do Mondego - e várias espécies de árvores de interesse público, assim classificadas pelo ICNF.
A doçaria conventual e os sabores tradicionais anualmente celebrados em Festivais Gastronómicos de que se destaca, em fevereiro, o Festival da Lampreia, são mais um motivo de visita do Conselho.
O Turismo Cultural, com grande riqueza, do qual se destacam o Mosteiro de Lorvão, os moinhos de vento e azenhas (um dos maiores núcleos molinológicos do país) e os Fornos da Cal, e o Turismo Gastronómico, aliam-se hoje ao Turismo de Natureza, Ecoturismo e Turismo de Aventura, oferecendo grande diversidade de experiências e uma estadia inesquecível.